sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brincando com a responsabilidade

O Carnaval será comemorado na terça-feira, 21, mas a tradição dos desfiles de rua em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e as folias no nordeste, comandadas principalmente pelos estados de Pernambuco e Bahia, prolongam a data, fazendo com que a festa comece entre hoje e amanhã. Este, talvez, seja o feriado mais esperado pelos jovens. A festa popular é sinônimo de alegria, descontração e quebra de limites. Mas, é preciso responsabilidade.
Ouvi uma frase hoje que me fez refletir. Uma destas revistas destinadas ao público feminino trouxe uma matéria que encerrava com o pensamento: “Lembre-se que na quarta-feira tudo volta ao normal”. Ao comentar sobre a leitura, uma amiga disse se preocupar com as consequências das atitudes inconsequentes que são tomadas durante estes dias de festa.


A colocação foi muito feliz. Parece que as pessoas esqueceram os limites da saúde, da responsabilidade com o bem mais valioso, que é a própria vida. Só porque é Carnaval pode tudo. Não acredito que exista promiscuidade ou alcoolismo de Carnaval.
Uma festa não deveria ser utilizada como desculpa para os excessos. Mas também, pudera. Historiadores afirmam que o Carnaval já foi criado para este fim. Os últimos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia de Quaresma para os católicos, sempre foram marcados por festividades relacionadas aos “deleites dos prazeres da carne”. A palavra seria originária do latim, sendo ‘carnis’ em latim carne e ‘valles’ prazeres. Até o dicionário Michaelis em uma de suas definições para a palavra Carnaval traz orgia como sinônimo.
Cabe a cada um de nós analisar suas próprias escolhas. Um momento de deslize pode trazer consequências para toda a vida. Realmente, na quarta-feira tudo volta ao normal e, dependendo de como a festa foi ‘vivida’, a dor de cabeça pode ser eterna e a ressaca moral. Analisemos. 

Artigo publicado em 15.02.2012 pelo Jornal O ECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sempre é bem vinda! ;)