A atividade a seguir respeita o repertório da cada um, mas incentiva a análise de nossos conhecimentos. Ela é baseada no texto postado anteriormente e em outras informações relevantes:
Na teoria da informação, o conceito de repertório se refere ao nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução. Quando o repertório utilizado pelo emissor em uma determinada mensagem está em um nível acima do repertório do receptor, existe incompatibilidade e a apreciação da mensagem, correta e completamente, é menos provável que ocorra, ou seja, se o conhecimento em determinado assunto é limitado por parte de quem recebe, o entendimento é mais dificil ou até mesmo não existe.
Primeiro, precisamos entender o conceito de indústria cultural: nome genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e de mercado. A produção cultural é elaborada de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos, educar, informar, podendo pretender ainda, em alguns casos, ter a capacidade de atingir a sociedade como um todo, por isso não aborda nenhum tema profundamente, a fim de causar entedimento a todos, sem que haja um esforço ou estudo sobre o assunto.
Esta “indústria de conhecimento (limitado)” também chegou ao cinema. Os gêneros dos filmes são um exemplo claro. Foram criados tipos e padrões de filmes e para sabermos qual é o gênero do filme que vamos assistir, basta ler a sinopse ou assistir ao trailer. Desta maneira, o nosso repertório quanto a gêneros limita-se a entender certos conceitos e não em estudá-los e analisá-los.
Vamos analisar o filme: “O mundo de Andy” (Man on the Moon, EUA, 1999, 1h58)
Veja o trailer do filme:
Você é capaz de identificar o gênero do filme?
Para ajudar, algumas informações:
O filme narra a história de vida de Andy Kaufman (Carrey), considerado o mais inovador, excêntrico e enigmático comediante de seu tempo, obcecado pela televisão desde sua infância em Long Island, até sua morte prematura em 1984.
Andy Kaufman era um mestre em manipular platéias. Era uma figura polêmica e controversa, e que nem sempre agradava a todos. Conseguia de seu público, desde gargalhadas até lágrimas e gritos. Foi considerado um dos grandes comediantes norte-americanos, mas ficou mais conhecido pela série "Taxi", na qual interpretava o personagem Latka Gravas.
Kaufman cresceu sendo imitador de Elvis e tornou-se um artista que quebrou todas as regras. Morreu muito jovem, aos 35 anos, vítima de câncer de pulmão, mas sua lenda continua viva e, até hoje, inspira artistas como Robin Williams e Richard Lewis.
É um filme que marca o reencontro de artistas da série "Taxi" e de nomes conhecidos do mundo cinematográfico - pessoas que conviveram com o comediante e, hoje, guardam sua lembrança.
As respostas das questões a seguir também podem ajudar:
1.O filme traz uma história real ou fictícia?
2. As principais cenas lhe causam estranhamento, medo, alegria ou comoção?
3. Analise a trilha sonora e perceba quais sensações ela te traz.
RESPOSTA:
Se você respondeu comédia, está EQUIVOCADO!
O filme apresenta a trajetória de vida do comediante, por isso apresenta cenas engraçadas, pois assim era a vida do seu personagem principal. Não foi só você que errou... especialistas também tendem a se confundir (veja: webcine).
O gênero comédia não se limita a mostrar cenas engraçadas que façam rir, e o fato de um filme ter esse caráter não o classifica automaticamente. A nossa análise correta traduz o gênero como DRAMA, pois "ocupa o meio-termo entre a tragédia e a comédia".
ENTENDA POR QUÊ:
A COMÉDIA é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir.
Humor do latim humore é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes. As origens da palavra "humor" assentam-se na medicina humoral dos antigos Gregos, que é uma mistura de fluídos, ou humores, controlados pela saúde e emoção humanos.
Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cómico está baseado no fato de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público (que sabe de tudo) vai rindo cada vez mais.
Em seu sentido literário, DRAMA configura um texto destinado a representação, independentemente de seu caráter de tragédia, de comédia, de farsa, etc. Assim, falar do gênero dramático é falar do gênero teatral. A definição do pensador grego Aristóteles é a de que nos encontramos perante um gênero que realiza a imitação da realidade por meio de personagens em ação e não pela forma narrativa. O ponto de partida é um texto, mas ao contrário do épico e do lírico, sua relação com o público não se dá através da leitura e sim através da mediação de atores que transformam a composição escrita em ação dialogada.
Breve definição dos principais gêneros cinematográficos:
AÇÃO: geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física. Os filmes de ação tem como histórias o crime, os westerns e a guerra entre outros.
AVENTURA: reflete um mundo heróico de combates e aventuras.
MUSICAL: a narrativa se apóia sobre uma seqüência de músicas coreografadas. Utiliza música, canções e coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.
COMÉDIA: uso do humor. Engraçado, que faz rir.
DOCUMENTÁRIO: se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade.
WESTERN :Gênero específico americano, o western (faroeste) explora marcos históricos, como a Conquista do Oeste, a Guerra de Secessão e o combate contra os índios. Cenas de ação e aventura envolvem caubóis e xerifes.
TERROR: Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror.
POLICIAL: Cenários sombrios e escuros, neblina, cenas de crimes e violência envolvem detetives, policiais, aristocratas e belas mulheres.
Fontes: Almanaque Abril de 1998; Webcine, Wikipédia
APRENDEMOS ALGO NOVO!!!!!
JÁ SABEMOS IDENTIFICAR OS GÊNEROS NARRATIVOS DE UM FILME...
AGORA FAÇA VOCÊ:
Analise o filme "A fantástica fábrica de chocolate" (Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005, 115 min)
Conta a história do excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate Willy Wonka e Charlie, um menino pobre de bom coração. Há muito tempo afastado da família, Wonka promove um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império de doces. Cinco crianças sortudas, entre elas Charlie, encontram os Convites Dourados em barras de chocolate Wonka e ganham uma visita guiada pela legendária fábrica, que ninguém visitava há 15 anos. Deparando-se com uma maravilha atrás da outra, Charlie fica fascinado com o mundo fantástico de Wonka nesta história extraordinária e atemporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião sempre é bem vinda! ;)