Sei que ando meio sumida daqui, mas é porque tenho trabalhado e estudado muito. A propósito, estou desenvolvendo um trabalho sobre o uso do Twitter enquanto ferramenta de marketing e gostaria de compartilhar alguns dados, resultado deste estudo, com meus queridos leitores. Sabemos que este boom que temos vivido nas redes sociais teve início com a “criação” da Web 2.0, que é caracterizada pela mudança no comportamento dos internautas, que tornou a Web um ambiente de interação e participação, com os usuários mais autônomos, passando de receptores a produtores de conteúdo.
Estas novas tecnologias permitiram que usuários comuns, que até então não possuíam conhecimentos necessários para publicar conteúdo na Internet - pela ausência de ferramentas de uso simplificado - publicassem e consumissem informação de forma rápida e constante. Com isso, os internautas passaram a se relacionar em redes sociais, criar e difundir conteúdo.
Segundo a pesquisa Many to Many, realizada pelo Ibope Mída em setembro de 2010 em diferentes regiões metropolitanas, 82% dos internautas brasileiros que acessam as redes apontam que o Orkut foi a primeira delas, mas vem perdendo a força: 50% dizem acessar menos que antes; 60% disseram usar a rede há mais ou menos 3 anos e 45% da participação pertence as classes AB e 45% Classe C.
TWITTER
Pesquisadores apontam que a língua portuguesa seja a segunda ou terceira mais utilizada na plataforma. Em 2009 a estimativa era de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Perfis de anônimos, famosos e empresas utilizam o espaço e são “seguidos” por milhares de pessoas.
Pesquisa realizada pela consultoria E.Life fez um estudo com quatro milhões de tuítes e apontou as marcas mais citadas no Twitter em seis idiomas entre 26 de junho e 6 de julho (2010): Amazon.com, LG e Apple. Em português: Amazon, MTV, Google, LG, Disney, Coca-Cola, Nike, iPad, Yahoo! e Adidas.
Números:
• 1382% é a taxa de crescimento de usuários de janeiro a fevereiro de 2009
• 50 milhões é o número de tweets por dia no início de 2010
• De fevereiro a março de 2009 o serviço teve um aumento de 96,8 na participação dos brasileiros
MARKETING
“Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de trocas” (Kotler).
Webmarketing: Conjunto das atividades e técnicas de marketing que utilizam as ferramentas disponíveis por meio da internet, como: websites interativos, links com outros meios de comunicação da empresa, vendas online, promoções, serviços gratuitos, (...) análise e monitoramento da audiência. (Dicionário de Comunicação).
MARKETING e TWITTER
“Conteúdo criado por seu público”; “Publicar é participar” (Comm)
POSITIVOS: maior visibilidade da marca/empresa/produto, interação com o público, retorno quase instantâneo.
NEGATIVOS: a velocidade na disseminação do conteúdo pode trazer erros irreversíveis (Case Cala Boca Galvão).
• Ações devem estar ligadas à cultura empresarial e em harmonia com os valores e crenças da empresas, porque o que é compartilhado na rede deve ser coerente com o que a organização acredita;
• A Comunicação Organizacional na Internet é a comunicação da empresa através de um meio cheio de ferramentas para esta comunicação, por isso, deve ser mediada de acordo com o planejamento de comunicação estipulado
“Eu uso as redes para me ajudar tomar decisão de compra” (25%)
A maioria aprova ações nas Redes Sociais Nível de conforto: 80% (empresas divulgarem produtos e serviços, analisar comportamento do consumidor, se comunicar com consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião sempre é bem vinda! ;)